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Não há garantia de que os conteúdos ministrados por nós, professores, serão assimilados pelos nossos alunos. Tampouco, que o serão exatamente como são postos e aceitos pela comunidade científica. Pelo contrário, é possível que muitas das concepções dos alunos sobre os fenômenos que os cercam sejam equivocadas, quando comparadas aos conhecimentos científicos. Isso pode se tornar ainda mais comum quando o tema pertence à área da Astronomia, a qual costuma receber certa aversão dos professores de Ciências - o que é compreensível, porque essa área ainda não foi completamente incorporada aos cursos de formação inicial e continuada em nosso país.
Um exemplo é relatado na pesquisa que foi desenvolvida por Rodrigues e Silva (2013), que avaliaram as concepções de 52 alunos do Ensino Médio a respeito do formato da Terra e das fases da Lua. Os alunos participantes apresentavam, na época, de 14 a 18 anos, e estavam matriculados em uma escola pública situada em Porto Alegre. Para levantar suas concepções, as pesquisadoras realizaram entrevistas com eles. A partir delas, evidenciaram que, no contexto investigado, mesmo os alunos com bom desempenho escolar apresentaram concepções alternativas para o assunto.
Portanto, para evitar que isso aconteça, é importante realizar um levantamento constante das concepções dos alunos sobre as temáticas trabalhadas em sala de aula. Uma das formas de realizá-lo é justamente possibilitar aos alunos que discorram naturalmente sobre o assunto, para que não tenham medo do "erro". Essa estratégia, além de permitir ao professor que identifique indícios da forma com que a aprendizagem de seus alunos está se concretizando, possibilita que o mesmo reflita sobre sua prática docente, uma vez que deve repensá-la frente a verificação de concepções alternativas, confrontando-as com os modelos científicos aceitos.
Caso queira refletir mais sobre o assunto e conhecer mais detalhes sobre o estudo citado, clique aqui. Recomendamos sua leitura, pois pode contribuir com o planejamento de suas aulas a respeito formato da Terra, um dos conteúdos previstos na unidade temática Terra e Universo do 6º ano da BNCC.
Referência:
RODRIGUES, T. C. T.; SILVA, A. M. M. As ideias dos alunos sobre o formato da Terra e as fases da Lua. Anais... V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, Porto Alegre. 2013.